Cimcero e TJ promovem capacitação de técnicos, secretários e viveiristas

Teve início o 4º Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ), no auditório da Universidade de Rondônia (Unir), em Ji-Paraná.
A capacitação faz parte do projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros e Plantando Florestas, presente em 34 municípios rondonienses. Participam secretários municipais e técnicos dos viveiros das prefeituras contempladas pelo projeto, além do público em geral. Na programação de dois dias, há palestras sobre regularização de viveiros, recuperação de minas e nascentes, produção sustentável de mudanças e apresentação do planejamento para o ano de 2024.
O idealizador do projeto, o juiz de Direito Maximiliano Deitos, da comarca de Ji-Paraná, explicou sobre a contribuição de cada um dos envolvidos no projeto: “Hoje cada viveiro produz de 60 a 150 mil mudas e essa cultura de viveiros só foi possível pela cultura de conhecimentos e confiança das pessoas que atuam nesta”.

Deitos também detalhou sobre cada palestra do encontro e a importância de cada uma para o desenvolvimento estadual. Ao Cimcero, ele agradeceu pelo veículo adquirido para o projeto. E também parabenizou os parceiros pela doação de dois milhões de embalagens para as mudas.
A secretária Executiva do Cimcero, Maria Aparecida de Oliveira, agradeceu a todos os presentes: “A união faz a força. Sozinhos, não somos ninguém, mas juntos somos fortes! Isso é realidade com esta parceria”. Maria Aparecida também enfatizou sobre a importância do cuidado com o meio ambiente: “O preço do descuido com o ambiente é o calor e a crise hídrica. E é por meio de projetos como este que vamos recuperar e dar subsistência ao nosso Estado”.
Representando os prefeitos, participantes do projeto, o prefeito de Urupá, Célio Lang, ressaltou sobre a diferença dos viveiros para o município: “Acompanho a satisfação dos agricultores e comunidade ao receber estes mudas. Há muita qualidade no atendimento e entendimento de que esta ação fará uma grande diferença para o futuro”.

Já o diretor de parcerias do Cimcero, Walmir Rodrigues, destacou que o evento vem para ser um farol em meio aos desafios enfrentados: “As conexões que fazemos aqui devem inspirar projetos significativos para o futuro sustentável de todos nós”.
APOIO – O encontro conta com a parceria de diversas instituições de Recursos e órgãos públicos como Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Rondônia (Unir) , Tribunal de Justiça de Rondônia, Ministério Público de Rondônia, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Unimed Centro Rondônia e das cooperativas de crédito Sicredi, Sicoob Credip, Sicoob Credisul, Sicoob Fronteira e Cresol.
Projeto
O projeto “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas”, construção de viveiros para produção de mudas de essências florestais que são usados na recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, revitalização de matas ciliares e nascentes de rios, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Atualmente são 36 viveiros implantados em Rondônia, com capacidade de produção de 4 milhões de mudas, beneficiando 34 cidades do Estado. Os recursos disponibilizados ao Projeto são oriundos das multas aplicadas aos infratores de crimes ambientais. O recurso é revertido na compra de sementes adquiridas de associações indígenas de Rondônia, bem como para aquisição de outros materiais necessários à implementação dos viveiros.
Assessoria