Mariana Carvalho, Marcelo Cruz, Léo Moraes, Vinícius Miguel e quem mais?

Logo o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (PRTB), não poderá mais voltar atrás e será obrigado a disputar a prefeitura de Porto Velho, devido às expectativas criadas em torno da sua pré-candidatura. Se a eleição fosse hoje ele seria o principal adversário da pré-candidata Mariana Carvalho (União Brasil). Acontece que, por enquanto, ainda há tempo para composição.
Nos últimos dias foram travadas batalhas por pré-candidatos a vereador e Marcelo Cruz teve que se expor. Foi para a briga e pelo jeito acabou tomando gosto pela coisa, tanto que já fala abertamente que pretende mesmo disputar a prefeitura da capital. E, se Mariana é a candidata do governo, Marcelo Cruz é o aliado de primeira hora do governador.
O diretor geral do Detran, Léo Moraes (Podemos), também é pré-candidato, mas não deve anunciar isso agora. Ele estaria usando a estrutura do cargo para percorrer o interior e fortalecer as nominatas do seu partido, mas estaria muito animado devido à certeza de que o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) não concorrerá.
Léo Moraes tem uma desvantagem. Ele está à frente de um órgão meramente arrecadador e punitivo. Vejam quantos veículos existem e quantos motoristas gostam do Detran. A comunicação ainda se esforça para atenuar a situação, noticiando uma operação que na teoria tirou de circulação motos irregulares, que colocavam em risco a segurança da população. Na prática, apreendeu moto de gente carente, que não tem dinheiro para comprar um carro e nem para pagar a documentação de motocicleta. Gente da periferia, que voltou a pé para casa de madrugada. O que estarão falando de Léo Moraes?
Uma pesquisa que pouca gente acredita coloca o pré-candidato Samuel Costa (Rede) em terceiro lugar na disputa pela prefeitura da capital. Analistas políticos afirmam que ele só estaria em terceiro se a lista estivesse de cabeça para baixo, pois Samuel só estaria à frente de Pimenta de Rondônia e de Fátima Cleide, se ela fosse pré-candidata. Os analistas dizem, ainda, que Samuel Costa é gente boa, mas não tem votos.
Uma disputa entre Mariana Carvalho, Marcelo Cruz e Léo Moraes abriria caminho para o pré-candidato do PSB, Vinicius Miguel. De acordo com analistas políticos, Samuel Costa só deve mesmo atrapalhar Vinicius um pouco, pois não teria densidade eleitoral nem estrutura para que seja coordenada uma campanha com alguma chance real de vitória.
Léo Moraes consegue reunir uma militância combativa, tirando votos de gigantes como Mariana Carvalho e Marcelo Cruz. Ainda existe o MDB. Confúcio colocou a pré-candidata Euma Tourinho goela abaixo nos emedebistas. E os emedebistas já viraram as costas até para candidato ao governador, quando a pré-candidatura foi colocada goela abaixo.
Apesar disso, Euma Tourinho deve beliscar votos de Mariana, Marcelo e Léo, pois ela fala bem, e isso pode agradar determinado público, principalmente em um debate na televisão. Isso acaba tornando o cenário propício para Vinicius Miguel. Ele também fala muito bem, e é muito mais simpático. Deve crescer nos debates.