#Rondônia #Violência

Rondônia lidera índice brasileiro de aumento de casos de estupro

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) divulgou o mapa da segurança no Brasil, mostrando que Rondônia lidera o índice de aumento de casos de estupro, com uma elevação de 61,28%, comparando os dados de 2022 e 2023.

Em muitas outras modalidades de crime o índice em Rondônia diminuiu percentualmente, e em outros casos subiu pouco, em relação ao que aconteceu em outros estados.

De acordo com os gráficos, é perceptível um aumento significativo no número de vítimas de estupro no Brasil em 2023, marcando o ano com o maior registro dos últimos três anos, totalizando 80.757 vítimas de no país e uma taxa de 39,77 por 100 mil habitantes.

É relevante destacar que os estados do Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina não compartilharam dados relativos à estatística do ano de 2020, até a data de extração das informações para a produção deste relatório.

Quando se passa à análise do recorte das taxas por região, verificou-se que a maior taxa do país foi registrada na Região Norte com 62,37 casos por 100 mil habitantes e um total de 10.825 vítimas desse crime.

No entanto, apesar de a Região Norte apresentar a maior taxa de casos de estupro do país, a maior concentração desse crime está na Região Sudeste, que registrou 34,16% de vítimas, seguida da Região Sul, com 20,66% dos casos.

A menor taxa de estupros do país foi registrada na Região Nordeste, com 28,78 casos para cada 100 mil habitantes. Vale ressaltar que, em números absolutos, a menor concentração se encontra no Centro-Oeste do país, 12,30% dos casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *