#Porto Velho

Pacientes se amontoam nos hospitais e esperam por cirurgia em Rondônia

Por Kanôe Mapinguari

A super lotação dos hospitais públicos de Rondônia não é novidade pra ninguém. Pra se ter uma ideia, em Porto Velho existem casos de pacientes aguardando na fila por cirurgia ortopédica por 30, 60 e até 77 dias nos hospitais de Base, Regina Pacis e Pronto Socorro João Paulo II.

É tanto tempo na fila que alguns pacientes retornam pra casa com a fratura cicatrizada, mas sem passar pelo procedimento cirúrgico. É caso do Guilherme Alves Freitas Assis. Ele e outros pacientes se reuniram para cobrar a direção do Hospital de Base Ari Pinheiro, celeridade e planejamento com a previsão de serem atendidos.

Cristiano Porfírio da Silva, está há um ano e seis meses sem conseguir trabalhar. Ele conta que precisa passar por uma cirurgia pra receber preenchimento ósseo e está aguardando há 80 dias pelo procedimento. 

Há casos de paciente que conseguem passar pelo procedimento cirúrgico, mas ficam dias aguardando na unidade de saúde a retirada das hastes intramedulares. É o caso do Railton Ferreira de Oliveira.

São vários relatos de pacientes reclamando do atendimento, demora, falta de insumos para realizar os procedimentos e falta de previsão de a fila andar.

Em todo estado são quase 5 mil pacientes aguardando por cirurgia ortopédica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *